LATAM é a primeira a aplicar novas regras de cobrança de bagagem
Conforme as novas regras da Agência Nacional de Aviação Civil, a ANAC, a LATAM alterou a forma de cobrar pela bagagem excedente, bem como os limites de bagagem em voos nacionais e internacionais. Se você não quiser pagar um tantinho a mais na próxima viagem, aconselho você seguir com a gente e conferir os novos limites.
Novos limites de bagagem da LATAM
Para a bagagem de mão, o volume (dimensões da mala) continuaram inalteradas. Cada passageiro poderá portar uma mochila o bolsa com as proporções 55 cm X 35cm X 25cm. Sendo as medidas referentes a altura largura e espessura, respectivamente.
Já o peso será de 10 kg para quem está na classe econômica e 16 kg para quem está na classe executiva. Quem paga mais, carrega mais.
Por outro lado, as bagagens despachadas variam tanto em relação a categoria do voo, quanto ao destino escolhido. Em trechos nacionais e no Sul da América, o limite é de 23 quilos. Demais trechos internacionais, garantem duas bagagens com esse mesmo peso.
Caso, você esteja em uma cabine Premium Business, ou Premium Economy, terá o limite ampliado para 3 pacotes de 23kg.
Novas taxas para bagagem extra
Aqui talvez esteja a grande mudança imposta pela ANAC. A cobrança passa a ser feita conforme as faixas de peso. Seja no aeroporto, online, ou por telefone, você paga uma franquia extra de peso.
Todos os números estão na tabela abaixo e como você pode perceber, as taxas variam conforme o tipo de voo: nacional, América do Sul, demais destinos.
Especificamente na LATAM, a mudança ainda inclui alguns benefícios extras para quem está nas categorias top do programa de fidelidade. Ao menos neste caso, os clientes Platinum, Black e Black Signature estão pareados em benefícios e podem carregar o dobro de bagagem que os integrantes da categoria Gold.
As mudanças estão ai, agora cabe a LATAM repassar a redução de custos nas suas passagens aéreas. Para saber quando isso vai acontecer, é só acompanhar o blog da Bank.